WALDEMAR PEQUENO
( Brasil – RIO DE JANEIRO)
Waldemar Pequeno, (Waldemar Dinis Alves Pequeno) é fluminense, de Piraí. Nasceu a 23 de Outubro de 1892, filho do cearense Pio Alves Pequeno e da mineira Maria Isabel Alves Pequeno.
Sua família radicou-se em Minas. Primeiro em Muriaé, depois em Barbacena, onde Waldemar fez o curso, e onde surgiu a vocação literária. Formou-se depois pela Faculdade de Direito, em Belo Horizonte, colaborando nessa época em jornais e revistas de várias cidades do Estado.
Rescreveu então suas poesias antigas, acrescentou novas páginas e publicou em 1953 o primeiro livro: “Poemas das Vozes Distantes.” Em 54, lançou “Ouro de Cuieté e Outras Histórias”, livro laureado pela Academia Brasileira de Letras com o Prêmio “Afonso Arinos” e também premiado pela Academia Mineira de Letras. Em 55, saiu “Campanha Educativa do Trânsito”. De suas obras publicadas, confessa Waldemar Pequeno que a que lhe é mais cara ao coração é “Ouro do Cuieté”, onde narra episódios de sua infância e de sua vida dramática às margens do Rio Doce.
Fragmento de biografia extraído de:
https://nuhtaradahab.wordpress.com
TROVAS 5 - [Seleção de Edson Guedes de Morais] Jaboatão dos Guararapes, PE: Editora Guararapes EGM, 2013. 5 v. 17x12 cm. edição artesanal, capa plástica e espiralada.
Ex. bibl. Antonio Miranda
*
VEJA e LEIA outros TROVADORES em nosso Portal de Poesia:
http://www.antoniomiranda.com.br/Trovas/trovas_index.html
Página publicada em setembro de 2023
|